.                                        
                    
 
     

 

  Artigos

 

     

 

  Administrando a casa

 

       Economia doméstica

     Funcionários domésticos

     Economizando

     Poupando
     Reforma
     Evitando desperdício
     Saúde Sanitária

Patologia da casa, doenças das paredes, doenças do sono, mofo, formigas, cupim, informações sobre insetos, emergências, desinfecção da casa e roupas, cuidados com o telhado.

     Imóvel

     Dicas para a hora da compra

     e manutenção
     Temas Diversos
     

 

  Vida Social da Família

 

     Recebendo
     

 

  Decoração

 

     Decorando
     Cortina / Persianas

Aproveitamento de espaços, cortinas econômicas e bonitas, sofás e material para decoração.

     Dicas e sugestões
 
 

 

                                        

 

 


     Reforma de casa
  
   
ou de apartamento

        Adriana Murin
        Colaboração

 

     Index Casa

 

Reforma

Telhados

Patologia da casa

Pragas

Decorando


Antes de iniciar a obra em sua residência, mesmo se for uma casa, faça uma cartinha bem simpática, para todos os seus vizinhos mais próximos, dando conhecimento dos inícios da obra e peça desculpas pelos transtornos, antecipadamente. Tenha certeza de que alguns deles irão sofrer com o barulho, vozes dos operários e outros incômodos. Cordialidade e civilidade não vão lhe custar nada. Ao término da obra, repita a carta com seus agradecimentos.

A reforma do seu imóvel recém-adquirido, ou não, deve ser bem planejada e com muito cuidado. Tendo havido precaução durante a decisão pela compra, aqueles cuidados para evitar pesadelos ou elefante branco, certamente que você já tem uma certa intimidade com o imóvel.

Se não seguiu os procedimentos cautelosos antes da aquisição é melhor se precaver antes de começar a quebrar paredes, trocar pisos etc. Para quem mora em casa todo cuidado é pouco, pois poderá estar jogando dinheiro fora ou , sem saber, depredando o imóvel, pondo em risco a própria saúde, num futuro bem próximo. E isso não é exagero porque existem "doenças da casa" que acabarão sendo suas e de sua família.>>Doenças da Casa.

O clima do estado onde você mora é decisivo para o planejamento da reforma que, de preferência deve ser projetado por um arquiteto ou engenheiro de bom gosto, juntamente com sua família.

Cidades como Brasília e Rio de Janeiro, Belém, por exemplo, requerem cuidados especiais, principalmente Brasilia e Rio de Janeiro. Sobre Brasília, o arquiteto Zanine costuma dizer que ela foi construída em cima de um formigueiro. Isso sem contar com o clima seco. Clique para ler sobre >> Veja formigas.

Clique para ler sobre >> Rio de Janeiro, em alguns bairros pela proximidade com a Mata Atlântica, sofre com problemas com colônias de formigas ( São Conrado, Joá, Joatinga, Gávea Pequena, Alto da Boa Vista, Jardim Botânico, por exemplo, abriga uma infinidade de diferentes formigas e algumas destroem a madeira para fazer ninhos ), >> cupins e mangangás que fazem uma festa com madeira. A umidade desses bairros é maior por causa da proximidade com nascentes, rios e consequentemente um alto lençol freático.

Nesses bairros, se você não suportar a tentação de tábuas corridas, ao menos, cuide da distância das mesmas em relação ao contrapiso, de preferência bem impermeabilizado ou forrado por lâminas de alumínio.

          Ventilação

Não altere a ventilação da casa com mudanças de portas e/ou janelas impensadamente.
Não feche os espaços de ventilações já existentes se não tiver certeza da ineficácia ou da impropriedade das mesmas.

O preço por não dar atenção a esta preocupação será de início, distúrbios do sono.

          Pisos

Não troque os pisos de pedras por madeira. O inverso não lhe causará tantos danos, no futuro, mesmo que sinta atraída pela beleza reluzente um um piso de tábuas corridas. Caso você tenha certeza da propriedade da troca de piso de pedras por madeira, acompanhe a colocação das mesmas procurando fazer com que elas sejam postas na distância correta do contrapiso.

As tábuas postas muito próximas ao contrapiso acabarão por apodrecer ao longo do tempo, por receberem evaporação vinda do solo. A distância entre uma tábua e a outra deverá, também, ser feita com cuidado para evitar que fiquem muito coladas e com a ....venham a fletir ( fazer barriga, estufar ) .

          Muita atenção para o Telhado

Planejamento
Materiais
Soluções

 

Sobe

 

                    

DF
Interativas

Amizade

ClubeDF

CtrlQualidade

Participe
Expatriates

Onça

Amor

Seguros

Socorro

Trabalho&

Negócios

Serviços

Separação

Moda

ElesPorEles

Viagem

Cultura

NetColun@

NetHumor

Brechando

Entrevistas

Mulher

JovensElas

Noivas/Noivos

Perfumes

Lar&Casa

Lojas

Saudável

Internacional

Lazer

Lojas

Temáticos

Editorial
Opinião
Editora
DF

Domínio Feminino © 2000 -2002. Todos os direitos reservados. ] Brasil - Brazil, we speak brazilian portuguese