..
 
..
.  
.
.  
Eventos
.

 

 

Principal

 

 

 

 

 

 

Leia

O País do Diploma

 

 

 

Leia

Não se pesca de carretilha em barranco de rio

 

 

 

 

 

Leia

 

 

Leia

Não se pesca de carretilha em barranco de rio

 

 

 

Leia

 

 

 

 

  Dia do Jornalista

  Berta Ataíde
  Abril, 07/2003

 

 


O filósofo e jornalista Olavo de Carvalho www.olavodecarvalho.org, foi alvo de abominável violência por parte de um grupo de jornalistas. Apresentamos ao filósofo e jornalista nosso sentimento de repulsa pelo ocorrido. Clique no endereço www.olavodecarvalho.org para ler execrável ato de violência.

 

 

Apesar do repulsivo ato de violência de um grupo de jornalistas digitais, Domínio Feminino dedica sua admiração por a todos aqueles que nos motivam com sua colaboração para que continuemos embuídas de perseverança na manutenção deste veículo de informação.

Não reconhecemos no diploma a corroboração da vocação nem da competência necessárias ao o exercício do jornalismo. Por isto mesmo, parabenizamos nossos colaboradores, todos jornalistas, pela capacidade de transmitir informações com conhecimento e honestidade. Jornalismo é muito mais do que dedicação no repasse de notícias.

Nosso professor e advogado que nos envia esta gentil mensagem, ele próprio é merecedor, porque é jornalista.

Nossa homensagem especial aos jornalistas

Caio Venâncio Martins, Arthur Dapieve, Mario Pontes, Luiz Garcia, Jotair Assad, J. A. Gueiros, Mânia, Ana Abreu, Marília Abreu, Beth Orsini, Maria do Carmo Calmon, Danilo Gomes e Duílio Gomes, Ney Reis e Ricardo Boechat, Maria Luiza Curti, Síssi Pucciariello, Heloisa Tolipan, Ivana Bentes.

In memoriam: Edilberto Coutinho e Narceu de Almeida Filho
                           

 

Pelo meu tempo disponível de hoje, envio a mensagem para o Domínio Feminino

DIA DO JORNALISTA

Com os meus  parabéns à você - jornalista -, testemunha ocular (e agora também digit@l ) da história, quero externar a minha admiração pelo exercício de uma profissão com tão nobre missão: revelar a verdade.Você - jornalista - tem o singular poder de fazer com que os que vêem, possam enxergar; os que ouvem, possam escutar; os que falam,possam se manifestar, e os que têm  pureza de sentimentos, possam se mobilizar na construção de uma sociedade cada vez mais justa economicamente, e cada vez mais igualitária socialmente.----

Faustino Vicente – Consultor Empresarial, Professor  e Advogado

e-mail: faustino.vicente@terra.com.br   - Jundiaí/SP

 

 

Bom senso de mulher

 

Como é de amplo conhecimento da população brasileira, a juíza Carla Abrantkoski Rister, da 16ª Vara Federal em São Paulo concedeu uma liminar em Ação Civil Pública do Ministério Público suspendendo a exigência do diploma de graduação em comunicação social para a concessão do registro profissional. A ordem judicial foi dirigida para o Ministério do Trabalho, a quem compete, emitir os registros, e não aos sindicatos que em geral encaminham as indicações. A decisão judicial fundamentou-se no entendimento de que a exigência do diploma, contida no art. 4º do Decreto Lei nº 972/69, não teria sido recepcionada pela Constituição de 1988. Foi entendido pela ilustre Juíza que aquela exigência não mais estaria em vigor face à liberdade de informação e de imprensa assegurada constitucionalmente, bem como em razão da garantia da liberdade do exercício de qualquer ofício ou profissão.

 

***

 

Para começo de conversa, em muitos países desenvolvidos, como a França, não há exigência de diploma de curso superior para a atividade jornalística. Mesmo havendo escolas de jornalismo. Ainda assim, em nome do bom senso, para o exercício da profissão, não se exige diploma. O mesmo ocorrendo no Estados Unidos.

 

O reconhecimento da profissão não implica na obrigatoriedade do curso politécnico. No máximo um curso técnico, de alguns meses, como ocorre com os cursos para a aviação aérea.

 

O avião que leva você para qualquer parte do mundo, as aeronaves como Airbus e Boeing, são pilotadas por homens com muitos anos de experiência e estudos. Eles são responsáveis por duas ou mais centenas de vidas e sabe do que eles precisaram para fazer o curso? Mais...

.

Sobe

 

DF
Interativas
Amizade
ClubeDF
CtrlQualidade
Participe
Expatriates

Onça

Amor
Seguros
Socorro
Trabalho&

Negócios

Serviços
Separação

Moda

ElesPorEles
Viagens
NetPoesia
NetColuna
Humor via e-mail
Cultura
Por aqui, senhores
Entrevista
Mulher
JovenElas
Noivas/Noivos
Perfume
Lar & Casa
Lojas/Compras
Saudável
Internacional
Temáticos
Lojas
Lazer
Editorial
Opinião
Editora
DF

[ Domínio Feminino © 2000 -2003. Todos os direitos reservados. ] Brasil - We speak brazilia Portuguese